domingo, 17 de outubro de 2010

Jean-Jacques Annaud: A Guerra do Fogo



Género: Aventura, Drama

Duração: 115 minutos

Realizador: Jean Jacques Annaud

País: França, Canada

Ano: 1981



Descrição:

O Homo Sapiens vivia em tribos. Algumas destas tribos conheciam o poder do fogo, mas não o sabiam fazer.
Sendo assim o fogo simbolizava o poder e sobrevivência da tribo e também os seus conflitos.
O contacto com outras tribos mais evoluídas trouxe mais conhecimentos a vários níveis, tais como, linguagem – emoções – comunicação – habitação – elaboração e utilização de vários utensílios – rituais de cultura, que levaram á evolução do homem.
O homem como ser pensante e inteligente, aprende a relacionar-se através de emoções (sentimentos), aprende a utilizar a linguagem (comunica) e utiliza instrumentos (constrói). O conhecimento (pensar) dá-lhe poder.

Auto-avaliação:

Elaborar a ficha fílmica deste filme não foi muito complicado , pois o filme que na sala de aula visionamos foi muito forte e marcante ao nível das emoções.
Ao assistir a este filme ficamos com uma ideia muito real do que se passou há milhões de anos com a evolução do homem. Penso que o filme foi bem conseguido e que deveria ser dado a conhecer a todos os alunos, apesar de conter cenas bastantes fortes.
Existem cenas um pouco violentas mas que estão de acordo com o contexto do filme. É um filme que sem legendas , sem palavras tem uma riqueza fonética e gestual enorme dando-nos a perceber todo o quotidiano do paleolítico.
Em conclusão , penso que é um filme bastante interessante e o que achei mais relevante foi o facto da moral da historia ser a descoberta do AMOR (sentimento) pelo personagem principal. Adorei a última cena do filme, tinha uma carga emocional enorme.

Sem comentários:

Enviar um comentário