quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Helen Keller: The Miracle Continues

Género: drama biográfico;

Duração: 106 min;

Realizador: Arthur Penn;

País: Estados Unidos;

Ano: 1962

 
Descrição contextual
 
     Este filme é a historia verídica sobre uma menina chamada Helen Keller que era portadora de deficiência(cega, surda, muda).A falta de conseguir comunicar com o mundo, torna-a uma criança agressiva e violenta. Os seus pais queriam ajuda-la mas não sabiam como, até que decidiram pedir ajuda ao Instituto Perkins.
   
     A educadora Anne Sullivan também portadora de uma deficiência parcial (visão) vai fazer de tudo para que esta criança se adapte e entenda o mundo que a rodeia.
     Torna-se uma tarefa árdua para a educadora, alem da criança ser muito teimosa também entra em confronto com os pais.

     No final de muita persistência e trabalho esta educadora viu os seus objectivos concretizados.

Opinião pessoal

     Penso que é um filme muito emotivo e que toca a nossa sensibilidade, principalmente os educadores. Também é um filme educativo. É uma história de amor, coragem, esperança, perseverança.

     Este filme mostra-nos que mesmo sendo portador de deficiência somos capazes de aprender ,de evoluir.

Thw Wild Child


Realizador:  François Truffaut

Actores: Jean-Pierre Cargol, François Truffaut, Françoise Seigner e Jean Dasté

Ano: 1969

País: França

Género: Drama

Classificação: M/12

Duração: 82 mins approx


 
Descrição contextual

     O filme “O menino selvagem” é baseado num caso verídico, conta a história de uma Criança, com cerca de 12 anos que é encontrada a viver sozinha na floresta francesa. Não mostrava quaisquer sinais de socialização; não falava, caminhava na posição quadrúpede, não mostrava qualquer tipo de sensibilidade. Toda a sua existência resumia-se a uma vida puramente animal.
   
     Foi levada para paris e foi observada pelo mais famoso psiquiatra da época “Pinel”, que o considerou maluquinho. Mas o jovem medico Itard, ao contrario, considerou que era possível recuperar o atraso provocado pelo isolamento total.Levou-o para  sua casa e com a ajuda da sua governanta teve a difícil tarefa de desenvolver as faculdades dos sentidos, intelectuais e afectivas de Victor, nome que o medico lhe deu porque notou que o menino era particularmente sensível ao som “o”.
    
     Com o passar do tempo Victor foi interiorizando e aprendendo o que lhe era ensinado. Ainda tentou fugir de casa e voltar a floresta, mas acabou por regressar a casa do Dr. Itard, pois apercebeu-se que lá era a sua verdadeira casa. Viveu lá até ao fim dos seus dias sob a guarda da governanta do Dr. Itard.

Opinião pessoal

     Gostei do filme, é um filme que nos faz reflectir sobre a nossa existência num contexto social. O nosso comportamento é uma conquista através da sua integração no meio cultural, variando em função da sociedade a que pertencemos.

     Em conclusão, penso que o meio social e a aprendizagem é que fazem a diferença do Homem em relação aos outros animais.

    O menino selvagem é um filme muito esclarecedor e construtivo.

Sobre Mim


Este blog está a ser desenvolvido no âmbito da disciplina de Metodologia Didáctica Geral e Específica do curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educação de Infância.
Formei-me no curso de educadora de infância na Escola Superior de Educação Santa Maria, tendo acabado o curso em 1993. Desde daí pratico a minha actividade profissional numa Creche na localidade de Barqueiros.